sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Alunos do PROERD recebem diploma de formação.

Sexta-feira, 13 de setembro – 14h00min

Rubiluci Almeida ( Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).



                                   Em juramento os alunos prometeram cumprir com a ordem.
O secretário Daniel Zen esteve na formatura e entregou diploma para aluno.

  

Cerca de 300 alunos receberam seus diplomas de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizado pela Polícia Militar de Cruzeiro do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte do estado.

A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13, na quadra do Ginásio Poliesportivo Jader Machado e reuniu os novos Proerdianos, seus familiares e autoridades para festejar a conclusão do curso.

O PROERD é um programa desenvolvido pela Policia Militar na comunidade escolar que visa desenvolver a cultura da paz e a prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescente, através de um curso desenvolvido nas escolas, que busca atingir alunos do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental das redes de ensino, existentes no estado, com a participação da família, professores e comunidade escolar. As crianças assistidas têm entre 9 e 12 anos de idade.

Para o Secretário de Educação, Daniel Zen a receita do sucesso do PROERD é o envolvimento das crianças, comunidade, pais, professores e Polícia Militar em um objetivo comum que é educar os jovens. “A educação na idade destas crianças é um legado que irão levar para o resto de suas vidas. Os ensinamentos adquiridos com o Programa instruem esses jovens para o caminho do bem, a exercer sua cidadania, longe das drogas e da violência”, destacou o Secretário.

Durante a solenidade os formandos dos 5º anos fizeram leituras de textos produzidos por eles sobre as drogas e como a família, a comunidade, a escola e os amigos podem contribuir para ajudar a atuar contra elas, além da entrega dos certificados, o juramento dos alunos de manter a ordem e a conclusão do evento com todos cantando e dançando junto aos policiais militares a canção do PROERD. De acordo com o Sargento Cristovão, um dos instrutores, a Polícia Militar investe na educação da criança para mantê-la longe das drogas e da violência e educá-las para sempre dizer não às drogas.

A aluna do 5º ano da escola São José, Rúbia Layra comentou o que aprendeu com as aulas. "Os nossos instrutores ensinaram coisas boas e legais para nossas vidas, como não fumar cigarros, não fumar drogas porque as drogas fazem mal à saúde. Também não beber bebidas alcoólicas porque deixa as pessoas embriagadas, causam acidentes, muda a personalidade, deixa as pessoas com vida curta. A maconha deixa as pessoas com dificuldades para concentração, fica com reflexos lentos e memória reduzida. O curso do PROERD é o melhor de todos", salientou.

O Programa é uma versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistence Education, surgido em 1983. No Brasil foi implantado em 1992 e atualmente conta com quatro cursos: PROERD para alunos do 1º ao 4º ano; PROERD 5º e 7° ano do Ensino Fundamental, e curso PROERD para os Pais.

Em Cruzeiro do Sul, 2011 foi o ano de sua estreia, tendo como fator decisivo o empenho do Comandante Geral – Cel PM José dos Reis Anastácio e o apoio dos comandantes das OPMS do Vale do Juruá. O resultado desta união de forças é a formação de mais de 2.000 crianças até o fim do primeiro semestre de 2013 nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário