quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CAPES realiza vistoria no Cedup - Polo UAB de Cruzeiro do Sul.


Quinta-feira 27 de setembro – 13h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
O Polo da Universidade Aberta do Brasil de Cruzeiro do Sul está entre os melhores Polos de Ensino a Distância do Brasil segundo avaliação da CAPES/MEC.
A avaliação designada pela DED/CAPES (Diretoria de Educação a Distância/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior),foi realizada na manhã desta quinta feira (27), pelo avaliador, Marcio Negrão Hildebrand, que visitou, realizou vistorias e conferiu documentações no Cedup - Polo Regional da UAB, no município.

O objetivo é monitorar as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e tecnológicos para receber ofertas de cursos superiores à distancia por Instituições Públicas de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério de Educação.

No mês de maio, o Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) recebeu a visita de representante da DED/CAPES, para o monitoramento. Na ocasião, o Polo de Cruzeiro do Sul foi classificado como “Apto com Pendências” para oferta de cursos á distância pelo Sistema UAB, devido a necessidade de adequações na infraestrutura física e tecnológica.

Segundo o consultor Marcelo Negrão esse é um trabalho de revistoria, “é perceptível os esforços que estão sendo feitos pelo mantenedor do polo oferecendo mais identidade, mais conforto aos alunos e acesso aos melhores ambientes  acadêmicos”, salientou.

Em um período de quatro meses o Governo do Estado do Acre, em parceria com a Secretária de Educação realizaram as adequações necessárias na infraestrutura física (instalação da placa da UAB, confeccionada de acordo com o Manual de Aplicação Visual da referida universidade) e tecnológica (conexão de internet com velocidade de 5MB, além dos 2MB do link do MEC), tudo de acordo com as recomendações da Diretoria da CAPES.

Para Elenilda Maia, coordenadora do Cedup no município, a visita de monitoramento da CAPES é positiva, “A avaliação contribui para a melhoria das condições do Polo, uma vez que, vem a comprovar que os recursos que são fomentados para a educação à distância no Polo de Cruzeiro do Sul estão sendo empregados, com vistas para melhor receber os alunos do Vale do Juruá. O governo do Estado, juntamente com a Secretária de Educação vem, dentro de seus limites, atendendo os compromissos exigidos pelo Ministério da Educação”, concluiu.

Ao final do monitoramento o conceito AA (APTO) atribuiu ao Polo de Cruzeiro do Sul adequação da infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos do Polo, bem como a existência de toda a documentação necessária. O polo está liberado pela DED/CAPES para a articulação de cursos que não requeiram instalações específicas e para cursos que precisem de instalações e equipamentos pedagógicos, caso o polo disponha de tais instalações e equipamentos.

Isto significa que o mantenedor do Polo Regional de Cruzeiro do Sul vem realizando um excelente trabalho em prol do Polo, garantindo e disponibilizando toda a estrutura solicitada pela DED/CAPES/MEC, e os colaboradores (coordenadora, tutores presenciais, estagiários, secretário, auxiliares de biblioteca, funcionários de apoio e demais colaboradores) vêm desempenhando muito bem as suas funções.

O Polo Regional da UAB começou a funcionar em maio de 2007 e hoje oferece quatro cursos de graduação e três cursos de pós-graduação, todos gratuitos, em parceria com a UnB, UFOP, UFF, UFAM e UFAC.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário