Nessas
horas, a harmonia no convívio está ameaçada por uma legião de indivíduos, que
absolutamente desconhecem o que significa o termo "Política da boa
Vizinhança"
Quando falta
o bom senso, o convívio harmonioso não passa de uma fantasia...
O principal problema do sujeito inconveniente é se achar uma espécie astro, cuja presença naquele local é uma obra da divina providência... |
A menos que você seja seu próprio
chefe, provavelmente não poderá escolher seus colegas de trabalho. Então,
existe uma chance real, de que você não se dará bem com todos.
De acordo com um novo estudo feito
pela Samsung Electronics, os hábitos irritantes de colegas dominam uma lista
das coisas que mais chateiam os trabalhadores, apesar de problemas no
computador também representarem um dos primeiros itens dessa lista, isso para
quem trabalha em escritórios.
Mas a pesquisa também pontuou alguns
desses hábitos que provocam irritação e indisposição entre os membros da
equipe. Como, por exemplo, os colegas que falam alto, ou aqueles com toques
inconvenientes no celular, ou aqueles que comem alimentos mal cheirosos no
escritório.
É improvável que você se dê bem com
todos os seus colegas, mas há coisas que você pode evitar fazer para assegurar
que não seja uma fonte de constante mal estar dentro do ambiente de trabalho.
Como então lidar com o comportamento
irritante de um colega do escritório ou repartição?
Se o seu colega de trabalho está te
irritando, você deve se certificar de que sabe exatamente qual é a ação
específica que o incomoda. Caso contrário, vai acabar divagando sobre as muitas
coisas das quais não gosta no seu colega.
Decidir como abordar a questão se
resume a uma simples pergunta: Esse comportamento afeta seu desempenho no
trabalho? Muitos dos hábitos relacionados abaixo costumam afetar o rendimento e
desenvolvimento do trabalho, por isso, não se acanhe e converse com seu colega
de uma forma amigável; pergunte se ele ou ela pode parar ou mudar esse gesto,
ou ação incômoda específica.
Ele ou ela pode até não estar ciente
de que aquilo que está fazendo incomoda aos demais presentes.
Se você está chateado com as ações de
algum colega, então você precisa pesar os prós e contras de ter a conversa, de
modo que não piore a situação. Caso ache que a conversa não será uma opção
viável, tente não se concentrar no que está te incomodando, até encontrar
maneiras de ignorá-la. Dê uma voltinha, aprenda técnicas de meditação, tente
autohipnose, ou, em caso de barulho, use tampões de ouvidos.
No entanto, com certeza, você já deve
ter se deparado ou irá se deparar, com alguns desses 10 hábitos realmente
irritantes:
1. Falar Forte e no Viva-Voz
Algumas pessoas
têm a incapacidade de conversar sem gritar ao telefone. Por mais que você
tente, a verdade é que não conseguirá mais deixar de "não ouvir" a
voz da pessoa. A conversa entrará na sua cabeça, sem sua permissão, tomará
conta dos seus pensamentos, irá desviar sua atenção, atrapalhar o desempenho
das suas atividades, e a menos que saia para tomar um cafezinho, ou dar uma
volta para ver se está chovendo lá fora, sentirá um forte desejo de fazê-lo
engolir o aparelho.
E como se falar alto não fosse o
bastante, o seu colega coloca o telefone no alto-falante e começa a digitar os
números, de modo que todos os demais dentro do escritório ouçam a barulho
irritante do processo de discagem.
Para piorar ainda mais, eles ainda
passam toda a ligação no viva-voz, e aí pronto, aquela fechada que você deu em
alguém no trânsito sem ouvir seus gritos te amaldiçoando, está sendo vingada.
2. Ringtones Irritantes
Algumas
pessoas escolhem para os seus celulares os toques mais irritantes de todos os
tempos, talvez por acharem que seu gosto pessoal é uma espécie de referência
musical para o resto do mundo, e você, como a cumprir uma maldição por erros
cometidos em outra vida, se torna mais uma involuntária vítima desse pentelho.
E o
pior de tudo, ao que parece, quanto mais se rejeita uma coisa, especialmente
"músicas", assim mesmo, ela teima em se instalar dentro da sua
cabeça, e ficará lá dentro tocando numa espécie de loop infinito, à revelia da
sua vontade, e qualquer tentativa de rejeição será em vão. É como se nesse momento
ocorresse uma falha nas engrenagens do seu cérebro. Ele parece
"entender" que você deseja ouvir e repetir mentalmente, e não,
ignorar.
Em
resumo, É como se aquilo fosse, de fato, aquela espécie de castigo, apesar de
você não lembrar onde, ou quando, cometeu tamanha falta capaz de justificar tão
injusta e cruel punição.
3. Comer Alimentos com Cheiro Forte
Apesar de existir
uma copa ou lanchonete que seria o local mais adequado à prática, o colega
escolhe comer seu sanduíche de ovo, atum ou frango, e tudo isso recheado com
cebola crua, na sua mesa de trabalho, dentro de um escritório, com as portas
fechadas, por causa do ar condicionado.
como se não bastasse, eles ainda,
talvez tomados por um sentimento de limpeza que não faz parte de seus hábitos,
depositam o lixo na lixeira que fica sob a mesa, deixando o escritório com
aquele cheiro de chiqueiro, local onde provavelmente se sentiriam em casa; e o
mais importante, trata-se de um odor que às vezes nem a faxina resolve.
E para que a lembrança do incidente
permaneça vivo em sua mente, aquele "aroma" ali permanecerá, com um
pouco de sorte, só até o fim do expediente.
4. Pedir Dinheiro Emprestado
Ainda pior do que
sofrer com o mau cheiro deixado no escritório o dia todo, talvez seja o fato de
saber que foi seu dinheiro que pagou por essa tortura. Isso tudo porque algumas
pessoas parecem nunca ter dinheiro suficiente, ainda que recebam a mesma
quantia que você, ou até mais, todo santo mês.
Outra característica peculiar dos
devedores, e esta deve ser levada mais a sério, é a grande dificuldade em
saldar as dívidas com seus credores. E não raramente, os credores passam a ser
evitados, algumas vezes se tornando mesmo inimigos desses inconvenientes
devedores.
Alguns, de tão habituados a fazer
empréstimos, guardam o seu para gastar o dos outros, como se os demais não
trabalhassem por necessidade, assim como eles. Lembre-se, por se tratar de um
assunto sério, algumas empresas estão de olho nos adeptos dessa prática, e tão
logo comprovem o fato, os mandarão embora sem muita conversa.
5. Muitas Pausas para Fumar
Alguns colegas
estão constantemente ausentes, simplesmente porque eles estão em uma de suas
várias pausas para fumar, ou para "fazer fumaça" como alguns
alegremente rotulam o hábito. Ocorre que muitas vezes tais
"saidinhas" se transformam em verdadeiras reuniões informais entre os
simpatizantes da causa, e não é raro que ainda apareçam na sala reclamando que
"acabou o café", como se aquilo fosse uma verdadeira castástrofe.
Pelo menos nesses casos, sem café, as reuniões se tornarão menos frequentes.
Você é um deles? Talvez você deva
considerar o fato de parar de fumar, antes que parem você.
6. Atraso Habitual
Todas
as manhãs o seu colega passa pela porta do escritório correndo, ofegante,
despenteado, roupas amarrotadas, cara de quem passou a noite em claro,
desesperado porque, mais uma vez, "odeia" chegar atrasado.
E como
das outras vezes, algum evento extraordinário se interpôs entre sua obrigação
de ser pontual e o fato de ter se atrasado.
Pode
ter sido um simples, mas nunca dantes visto, engarrafamento, ou a condução que
enguiçou, ou o motorista da condução que errou o caminho (afinal naquele dia,
novo na linha, não conhecia o trajeto correto). Mas também pode ser um caso com
sua avó, que pela enésima vez naquele mês, adoeceu e precisou ser socorrida às
pressas, mesmo sendo do conhecimento público o fato de que ela mora a centenas
de quilômetros de distância da casa daquele canastrão.
Alguns indivíduos consideram que todos os demais à sua volta existem
apenas para contemplar seus gostos pessoais...
7. Pegar Objetos de Outras Pessoas
Eles pegam
"emprestado" o seu grampeador e, acidentalmente, ou "sem querer
querendo", "esquecem" de colocá-lo de volta no seu lugar de
origem.
Parecem apreciar quando se apercebem
que você, como uma figura patética e desorientada, vagueia a esmo, de mesa em
mesa, em busca do seu tesouro perdido, perguntando a um ou outro se não tem
notícia, ou se por acaso não "o viu", talvez, caminhando sozinho
dentre mesas e birôs, pernas e cadeiras, até se perder, e não mais ser capaz de
encontrar o caminho de volta para casa.
8. Ouvir Música Alta
Eles podem pensar
que, ouvir música em seu MP3 Player signifique que ninguém, além deles, é capaz
de ouvir, mas estão redondamente enganados. Esse engano já pode ser o resultado
da sua perda auditiva, ocasionada pelo diário bombardeio de décibeis acima do nível
de tolerância que suportam aqueles pobres ouvidos. Meio surdos, colocam o
volume nas alturas.
E por isso mesmo, Você sabe
exatamente o que eles estão ouvindo, e é obrigado a conviver com aquele
"gosto musical", que mais parece um sintoma de possessão demoníaca. E
como se não bastasse o som que emana dos fones de ouvido, há ainda o
acompanhamento do colega percussionista, que insiste em tamborilar as canetas
no ritmo da batida da música, isso quando não fazem a dublagem com sua maviosa
voz.
Nessas horas, mais uma vez, o melhor
a fazer é levantar e ir dar uma voltinha, tomar uma água, lavar o rosto, e tudo
isso para não dar vazão ao seu instinto primário, que implora para que você
pegue aquele aparelhinho e o arremesse com toda força contra a parede mais próxima.
9. Passar seus Germes
Apesar da mesa
dele parecer uma farmácia, escutar seu colega espirrar incessantemente, não é
um bom sinal de que ele está ficando curado, nem de que suas chances de se
infectar diminuíram.
O pior de tudo, nunca acham que são capazes
de contaminar alguém com seus micro-organismos, aquela colônia de germes
bizarros que estão loucos para encontrar novos hospedeiros. Completamente fora
do bom senso, aqueles colegas parecem que silenciosamente estão dizendo à
todos: "Excreções dos outros são nocivas, as minhas,
definitivamente, por um capricho da natureza, são limpas, aliás, nem deveriam
se chamar "excreções".
10. Fofocar
- Alguns colegas são especialistas quando se trata da coleta e difusão de informações sobre os outros. Essa é também a forma como os boatos e assédio moral no trabalho começam. Sem contar que, uma das maiores causas das insatifações no trabalho, têm origem na "central de fofocas", canal através do qual, na maioria das vezes, privilégios e benefícios de alguns, que deveria ser coisa sigilosa, acaba se tornando do conhecimento público, o que gera indisposição entre os demais.
- Na verdade, fora o fato de estarem todos ali para prestarem serviços ao seu empregador, a fofoca parece ser a principal atividade dentro uma repartição ou escritório, locais onde pessoas, ou grupos, estão reunidos. E alguns até são procurados pelos demais, como fonte de informações "confiáveis", uma vez que, com o tempo, se tornam "respeitadas" centrais de informações, verdadeiras autoridades no assunto.
- Se você é algum dos que gostam de fofocar sobre os outros, a melhor atitude é ignorar as fraquezas dos colegas e manter alguns segredos para si mesmo. Lembrando sempre de que você não está fora do alcance daquelas dezenas de línguas e ouvidos, que passam as horas em busca de novos e "quentes" assuntos, para "animar o dia".
- Quem fala pouco dificilmente irá se meter nas confusões e embaraços causados pelas fofocas e seus fiéis mantenedores, os fofoqueiros.
FONTE: http://www.mundosimples.com.br