segunda-feira, 31 de março de 2014

ESPAÇO ARTE!


FOGO AMIGO

Te vi no meu sonho
E nele, a liberdade era teu nome
Falou de amor
Sorriu como quem nada quer, mas
Tudo exige.

Agora te vejo nos corredores esporadicamente
Cabeça erguida
Uma impáfia indizível
Mas no fundo da retina,
Uma promessa
_ É nela que me firmo com unhas e dentes,
Na gota de esperança
Que vejo refletida
Em teus olhos

Sei que era só um sonho
Mas e agora?

Agora te vejo vagando,
Te encontro,
Te perco
E abro meu peito violentamente
Pra gritar essa loucura
Que me ronda.



Prof. Alciania Almeida



A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DO HOMEM

Juliana Rinaldi - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

A poesia nada mais é do que o retrato da nossa imaginação, da nossa autenticidade, beleza e emoção. Ela nos dá uma visão geral de que as crianças devem ser estimuladas desde pequenas para o seu fazer poético, que elas são capazes de transmitir todas as sensações sem pensar, e que, desde cedo, podem e devem ser consideradas poetas de verdade. A linguagem poética é uma das mais interessantes, porque mexe com nosso sentimento, nossa sensibilidade. Se as crianças forem estimuladas à leitura desde a infância e o ambiente onde iniciamos for carregado de magia, será possível uma relação entre o pensar e o sentir, um jogo de palavras sedutor que chamamos de poesia, pois esse mundo é fascinante e imprevisível.
Desde pequenos convivemos com a poesia: as músicas que a mãe cantava, as brincadeiras de roda, as parlendas... acostumaram os ouvidos com a graça e o ritmo da poesia. Porém, isso nos parece ter ficado mais no plano sensorial e intuitivo e pouco no plano lógico e racional. Como a poesia toca os sentidos e as emoções, logo pode estimular o aluno a produzir bons textos poéticos.
A poesia tem grande importância no âmbito escolar, pois ela pode apresentar experiências humanas que podem ser consideradas no que se refere ao conhecimento. Sendo a escola o local que tem o papel de formar o homem integral, composto de razão e emoção, ela também é lugar de poesia. Com isso, não se quer fazer dos alunos, poetas; mas sim possibilitá-los ao contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, significados e formas.
É na escola que o aluno deve encontrar a liberdade de criação e expressão, de fantasia e imaginação. No entanto, muitas vezes a escola é transformada num elemento coercitivo, que sufoca a criatividade e a imaginação dos alunos, pois o sistema de ensino atual está mais preocupado em fazer garantir uma vaga no vestibular e decorar regras do que estimular a capacidade criadora.
Nesse sentido, JOLIBERT (1994, p. 195) afirma:

Quando a escola não exerce seu papel de mediadora, o campo da poesia pode permanecer totalmente estranho para muitas crianças, em particular às que pertencem a um meio familiar onde pouco ou nada se lê e onde as urgências funcionais mascaram a necessidade do imaginário (...), onde não se vê nem se ouve poemas na televisão (...) o imaginário segue outros caminhos que não a linguagem escrita.
Outro fator de grande importância, para que se trabalhe com a produção escrita de poemas, é o fato de se levar aos alunos mais uma alternativa para a escrita espontânea, a qual poderá romper com “certos mecanismos estereotipados da escrita e revelar que é possível combinar formas de expressão e conteúdo”, conforme afirma CITELLI (2001, p. 175).

FONTE: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/alfabetica/RinaldiJuliana.htm

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