quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE ATRAVÉS DO NSEE DISTRIBUI KIT DO ALUNO

Quinta-feira,27 de fevereiro
Janaira Silva





Nesta quinta-feira 27 de fevereiro, o Governo do Estado do Acre, através do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação de Cruzeiro do Sul distribuirá mais de 11 mil kits do aluno para todos os alunos do 1º ao 5º ano das Escolas Estaduais Rurais e Urbanas de Cruzeiro do Sul. As entregas se iniciaram às 9hs na escola urbana de Cruzeiro do Sul, Antônio Luíz Meirim Pedreira, localizada no bairro do Cruzeirinho Novo. O Coordenador Geral de Educação José de Souza Lima (Zequinha Lima) fez a entrega oficial de 200 kits.  Pais, educadores, estudantes e a equipe do NSEE prestigiaram o evento compartilhando da alegria da criançada.
É uma ação do Governo do Estado através da Secretaria de Educação e já vem acontecendo desde o Governo de Jorge Viana e é parte importante da política educacional do Governo Estadual, que visa garantir melhor condição de aprendizagem para o aluno, sobretudo aqueles de baixa renda.
O kits escolares são compostos de treze itens entre os quais: 2 cadernos, 4 lápis, 2 borrachas, 2 apontadores, cola, caixa de lápis de cor, régua, pincéis hidrocor. A distribuição foi feita com base no Censo de 2013, em caso de saldo na distribuição o almoxarifado estará atendendo as escolas que solicitarem complemento.

                          

“Quando a frente popular começou a trabalhar no Governo do Estado, a Secretaria de Educação sempre trabalhou nessa questão de auxiliar os pais de alunos e alunos no tocante a questão dos kits escolares e auxílio fardamento. Nós estamos dando continuidade no Governo do Tião Viana através do nosso secretário Daniel Zen. Estamos entregando em Cruzeiro do Sul 11 mil kits para os nossos alunos da Rede Estadual do 1º ao 5º Ano, distribuiremos esse material para nossos alunos durante toda semana, cada kit tem 13 itens do caderno ao apontador. É um material auxiliar, não é suficiente pra todo ano,mas é uma forma da gente compensar os nossos alunos de forma que eles se sintam motivados a permanecer na escola, não se evadir."        Zequinha Lima_ Coordenador Geral de Educação do NSEE de Cruzeiro do Sul.






"Foi bom! Uma sensação de prazer, satisfação e gratidão de receber essas coisas porque alguns alunos passam por uma situação precária e não tem condições."                     Jonathan_ Aluno do 5º Ano.


" O Kit do aluno é de fundamental importância porque beneficia famílias carentes que passam por suas dificuldades. O uniforme nem se fala porque caracteriza, destaca o aluno. Quero também dizer que hoje é tão gostoso estar na escola, a gente se sente bem, com raras exceções, não nos falta nada! Se fizermos um paralelo com o antes e o agora, constataremos tudo isso que eu vivi em 35 anos de trabalho. Antes pagávamos para trabalhar, tínhamos que comprar giz, alcóol, stencil e outros materiais. Outro grande benefício é o educador receber seu salário em dia, todo fim de mês posso honrar meus compromissos porque sei que meu salário caiu na conta!"    Rosimar Barros_ Gestora da Escola Antonio Luiz Meirim Pedreira.




"Essa escola está na minha história,eu e meus filhos estudamos aqui. Estou vendo as coisas fluindo para a escola, hoje tem climatização e a escola está estruturada,isso é uma benção! É uma iniciativa brilhante pois contribui diretamente com os pais que não tem condições de comprar o material necessário para os seus filhos!"                        Wilson Oliveira_ taxista, ex-aluno e pai atualmente da aluna Juliana.



"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." (Augusto Cury)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SBPC: “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras”

Janaira Silva

Uma grande novidade para este ano foi Parceria firmada entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência juntamente, a Universidade Federal do Acre e Governo do Estado traz a 66ª Reunião Anual da SBPC, com o tema: “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras”, que visa garantir um futuro melhor para a juventude a partir da pesquisa, da troca de experiência, da criatividade e da inovação. Criando um espaço convidativo e possibilitando um encontro desafiador entre o jovem e a ciência em plena Amazônia. As inscrições podem ser feitas no site www.sbpcjovem.org.br/acre,  serão escolhidos os 30 melhores projetos do Acre, as escolas poderão concorrer com quantos trabalhos quiser, as equipes deverão ser formadas por um professor e quatro alunos.


O evento acontece desde 1996 e era voltado apenas para o público do Ensino Superior. Em 1993 foi criado o SBPC Jovem incluindo os alunos do Ensino Médio. Com o objetivo de promover atividades de difusão e popularização científica para os alunos da Educação Básica e aproximar o público jovem e infantil do universo de investigação científica, por meio de atividades lúdicas e interativa, como: oficinas, salas temáticas, Feira SBPC Jovem, papo com jovens cientistas, projetos itinerantes, a trilha do seringueiro no parque zoobotânico, SBPC mirim com ateliês diversos com jogos e atividades voltados para a ares de ciências.


Quem vai Coordenar o Projeto em cruzeiro do Sul é a Professora Márcia Sulamita que estará dando todo suporte necessário às escolas que estarão participando. 


   

2º e 3º Anos do Ensino Médio terão o Sexto tempo em 2014.

Domingo, 23 de fevereiro
Janaira Silva


Nessa sexta-feira, dia 20, por volta das 9h00, a Coordenadora do Ensino Médio Cátia Silene e diretores das Escolas Estaduais rurais e urbanas, se reuniram no Núcleo da Secretaria Estadual de Educação  para discutir mais uma ação do Programa do Governo Federal Ensino Médio Inovador, o sexto tempo.

“O ensino Médio Inovador busca estar trabalhando o conhecimento com os alunos de ensino Médio de forma diferenciada. Até o ano de 2012 as atividades eram através de oficinas, a partir de 2013 foi feito a organização das Atividades de forma que estivessem inseridas dentro do currículo dos alunos.Agora as escolas rurais também vão poder participar e isso é uma grande vitória e um ponto positivo do programa para 2014.” Enfatiza a coordenadora.

  




O Ensino Médio Inovador possui 8 macrocampos que tentam atender a formação do indivíduo desde o apoio pedagógico à atividades como: leitura, escrita, desenvolvimento cultural, artes, participação estudantil, além da questão digital e a comunicação. Desde 2012 funcionando, atendia apenas os alunos do 3º Ano,  porque esses alunos iam fazer o ENEM e recebiam reforço com oficinas com metodologias diferenciadas que atendiam disciplinas como: Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física e Biologia. Com o objetivo de reforçar a qualidade da educação desses alunos do Ensino Médio.

Visando aprimorar e ampliar o conhecimento dos nossos alunos, a partir de 2014, o Sexto Tempo vai atender os alunos do 2º e do 3º anos, das zonas rurais e urbanas. Os professores contratados são da rede estadual, todo material é gratuito e de excelente qualidade. Por isso precisamos  juntamente com as escolas conscientizar pais e estudantes de que o jovem só vai ganhar com esse processo inovador.

 

INAUGURAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL PADRE TRINIDADE

Sábado, 22 de fevereiro
Janaira Silva.


Na última quinta-feira, 20, o governo do Estado inaugurou as novas instalações da Biblioteca Pública de Cruzeiro do Sul. A solenidade de inauguração ocorreu a partir das 17 horas com a presença do governador Tião Viana, o vice-governador César Messias e a presidente da Fundação Elias Mansour Karla Martins e demais autoridades, que prestigiaram o evento com populares, estudantes e educadores.

A Biblioteca Pública Estadual Padre Trinidade foi a implantada em Cruzeiro do sul em 24 de outubro de 1999. na época eram seis bibliotecas registradas no Estado, hoje contamos com 24. Foi primeira no governo Jorge Viana. Ela faz parte da política do livro, leitura e conhecimento do governo do Estado. O prédio atual foi modernizado e tem cerca de 1.300 metros, divididos em quatro pavimentos e o anexo,

Sua estrutura foi  projetada para privilegiar a acessibilidade a todos os ambientes, possui elevador com quatro paradas, duas plataformas para atendimento às pessoas com mobilidade reduzida. O acervo inicial é de mais de 23 mil exemplares entre: livros, CDs, DVDs e HDs, áudio-livros, livros em braile, além do “Comunidade Digital”, com 20 computadores e acesso gratuito à internet. Equipamentos modernos e mobiliário todo confeccionado por empresas locais. Os investimentos são de quase R$ 8 milhões, financiados pelo Proacre/Bird e Proinvest/BNDES.



 A obra custou R$ 4.805.512,49. Foi financiada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird)  por meio do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre), do governo do Estado. Mais uma oportunidade para a disseminação do conhecimento, conta com 65 agentes e formou mais de 50 colaboradores.
Para o governador  do Estado, a biblioteca será uma herança para as futuras gerações.
"... é uma biblioteca que talvez seja a mais bonita que temos hoje na região amazônica, disputando entre as mais bonitas do Brasil."
"Quando lei um livro eu brigo com os personagens, eu me apaixono, eu sonho com eles, eu vivo e me emociono com eles... essa biblioteca é mais que uma biblioteca do livro, ela é também uma memória visual, memória do cinema."


"Cada biblioteca é um universo, quantas redes se tecem, quantas leituras libertam. A biblioteca é para libertar e gestar seres vivos".                                                  Clodomir Monteiro_ Presidente da Academia Acriana de Letras.



" Um momento especial de cidadania é a entrega de uma biblioteca. Nesse momento nós encerramos mais uma placa nessa empreitada que é de mudança, de melhora social, de melhora da comunidade e das pessoas. Essa biblioteca é um tempo do cuidado, do carinho e do respeito, a toda memória da literatura produzida!"                                                         Karla Martins_ Presidente da Fundação Cultural Elias Mansour.




"Nossa família tem um carinho muito grande por Cruzeiro do Sul. A biblioteca tem que ter todos os pensamentos, do antigo ao moderno, tem que estar aberta a todos os ideais." 
                                                                                                                                           Marlúcia Cândida_ Primeira Dama do Estado do Acre.

                                      

Aberta ao público de segunda à sábado, das 7:30 às 21:15. Recebeu em média 65 visitas diárias desde a última quinta-feria.  O coordenador Leônidas Neto garantiu que após fixar etiquetas eletrônicas para auxiliar no controle da vida de cada exemplar, a biblioteca estará disponibilizando o empréstimo de parte do seu acervo. Seu foco principal é também motivar o gosto pela leitura de crianças na faixa etária de 4 à 12 anos, que deverão estar sempre acompanhadas de seus pais ou responsáveis.



Leônidas Neto_ Coordenador da Biblioteca Estadual.

Júnior Saavedra e o Coordenador Geral do NSEE de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima.

Beatriz Cameli_ Patronesse da Biblioteca Padre Trinidade.

Deputada Federal Perpétua Almeida.

Deputado Federal Thaumaturgo Lima.

Doutora Nazaré Araújo_ Filha do ex-governador José Augusto.

Vice-governador César Messias.

 Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia do Acre_ Edvaldo Magalhães.

      









quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

HAPPY BIRTHDAY TO YOU!

Quarta-feira, 20 de fevereiro
Janaira Silva


Conceição Silva_ Aniversariante do dia!




Coffee break
                 
Núcleo da Secretaria Estadual de Educação de Cruzeiro do Sul amanheceu mais festivo nesta manhã do dia 20 de fevereiro. Um caloroso café da manhã foi organizado para comemorar o aniversário de sua nobre funcionária Conceição Silva que trabalha no gabinete do coordenador geral da NSEE. A ocasião reuniu colegas de outros setores que vieram prestigiar a aniversariante neste momento especial. Recebida com grande carinho, Conceição não conteve as lágrimas e comoveu a todos.

                              


Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
Equipe de humanização, inovação e comunicação.
Maria José, Janaira Silva e Márcia Sulamita.

Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para todos nós!!! 
E é com muito amor que lhe desejamos muitos anos de vida e um despejar de bençãos! Felicidades!!!