segunda-feira, 27 de maio de 2013

Parabéns

Parabéns Marcos!!!!

"A natureza segue seu curso e assim vamos seguindo em frente no mesmo ritmo! Hoje o dia é todo seu, receba os nossos infinitos votos e desejos de um aniversário maravilhoso e tranquilo, deixando a alegria invadir sua vida, tomar conta dos seus sonhos e alargando seus horizontes. Nós acreditamos que todos os nossos caminhos nos levam para conquista maior, queremos que os belos acontecimentos te surpreendam a cada dia, para que sintas o valor infinito e maravilhoso de viver, desta forma caminhamos para frente na linha do horizonte em direção a luz da felicidade. Hoje é o seu aniversário um dia para marcar a sua vida, seus momentos e seus instantes. Os amigos são as molas propulsoras que nos impulsionam as conquistas!!! Nós queremos muito que você seja feliz em todas as coisas que se dispuser a realizar. Parabéns e muitas felicidades, hoje, amanhã e sempre!!!" Com Carinho... 

De seus colegas de trabalho do Núcleo da SEE/CZS.


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Encerra curso de Deficiência Intelectual promovido pelo Napi.


Sexta-feira, 24 de maio – 10h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
 O curso sensibiliza os professores sobre a importância em saber lidar com alunos de AEE

A Equipe, Educar na Diferença, do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (Napi), encerrou na noite de quinta-feira, 23, o curso Deficiência Intelectual, com duração de três semanas, que contou com a participação de vinte seis cursistas, dentre eles, professores, cuidadoras, estudantes, psicóloga e mães.

As Formadoras, Lucineide e Milena comentaram que o objetivo do curso é sensibilizar os professores sobre a importância em saber lidar com alunos de AEE e despertar nos participantes, o bom senso ao tratar das crianças com NEE.

A psicóloga, Lusiane Casimiro Pires expôs sobre a experiência de participar pela primeira vez de um curso voltado para crianças com necessidades especiais. “Quando me convidaram, não imaginava que iria adquirir tanto conhecimento, encontrei aqui professoras e mães de meus pacientes. Trocar experiências, aprender mais conceitos e formas, muitas vezes não ensinadas na faculdade, de como lidar com seres humanos e suas diferenças é algo compensador e inesquecível”, comentou.

Emocionada, Maria Inês Rocha, mãe de uma criança com necessidade especial fala da importância de participar do curso, “aqui encontrei pessoas que estão me ajudando a conviver e lidar melhor com a especificidade de minha filha, preparando-me a lutar para que ela possa viver em um mundo mais inclusivo”, salientou.

“O direito de ser diferente é um direito humano universal, tendo em conta uma perspectiva de democratização da sociedade e do ensino, diante disso, como professora tenho a obrigação de ser sensível, entender e ter o bom senso para trabalhar com alunos de AEE (Atendimento educacional especializado), para contribuir não só com a integração, mas com a inclusão deles na escola e na sociedade”, discorreu a professora da escola Anselmo Maia, Michele Campos.

“A inclusão não diz respeito somente à escola, meu trabalho de recepcionista lida com diversas pessoas, portanto preciso aprender sobre as deficiências, para conviver melhor com a diversidade, tornando-me uma cidadã tolerante, solidária e preocupada com o bem-estar das pessoas”, explanou a recepcionista do Núcleo da SEE/CZS, Maria José Matos da Silva.

Diversos temas de importâncias relevantes para a educação inclusiva foram trabalhados, como o histórico, os ritmos e Estilos de Aprendizagem, a aprendizagem Baseada em Problemas, o Papel do Professor Regente e AEE, a dislexia/TDA/H, o Desenvolvimento Intelectual e Funcionamento Cognitivo Autismo/Síndrome de Rett/Síndrome de Asperger Deficiência Física/Múltipla Síndrome de Down Leis, avaliações, oficinas, Gestão dos Processos de Aprendizagem (PPP) elaboração e execução dos Planos de Aulas.



As formadoras Milena e Lucineide com a psicóloga Luziane
A mãe Maria Inês e a formadora Lucineide

 A AVALIAÇÃO FINAL


Darcy Nicácio, coordenadora do Napi
 A CONFRATERNIZAÇÃO
 





sexta-feira, 17 de maio de 2013

Equipe do Núcleo da SEE/CZS participa da Caminhada contra violência sexual de crianças e adolescentes.


Sexta-feira, 17 de maio – 13hoomin
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

A Caminhada pelo Fim da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes mobilizou a sociedade cruzeirense nesta sexta-feira (17). Uma equipe do Núcleo da SEE/CZS articulou os servidores de educação para o movimento, em prol da causa.

A marcha saíra do início da Av. Coronel Mâncio Lima às 09h00min e percorrera toda extensão da avenida com distribuição de panfletos conscientizando e alertando contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

De acordo com o CREAS e o Conselho Tutelar, os abusos sexuais incluem o assédio sexual, telefonemas obscenos, ato lidibinoso, atentado violento ao pudor, voyeurismo, exibicionismo, pornografia, toque, estupro e sedução.














quinta-feira, 16 de maio de 2013

Acontece o lançamento da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) 2013.


Acontece o lançamento da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) 2013.

Quinta-feira, 16 de maio – 16h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
O game que tem prendido a atenção de jovens de escolas públicas
A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) é uma gincana virtual para alunos de escolas públicas e privadas, que promove uma nova forma de interação entre professores e estudantes. O lançamento em cruzeiro do Sul aconteceu na manhã desta quinta-feira, 16, nas escolas de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, Craveiro Costa e Profº. Flodoardo Cabral.

A OJE surgiu de uma demanda da Secretaria de Educação de Pernambuco, que procurava uma ferramenta para melhorar os indicadores das escolas da rede estadual. A primeira edição da competição foi em 2008, com 20 escolas do Recife e, atualmente, ela ocorre também nas redes estaduais do Rio de Janeiro e do Acre. O jogo já é usado por mais de 100 mil alunos e professores.

O game que tem prendido a atenção de jovens de escolas públicas é cheio de aventuras, fases e desafios, mas seu objetivo não é a diversão pura e simples. É, antes de tudo, promover uma "aprendizagem periférica" das disciplinas tradicionais do currículo.

“Com o uso da OJE, os alunos aprendem a usar o ambiente da internet para fins educativos, além de serem incentivados a colaborarem entre si e a trabalharem em grupo. Assim, alcança-se a principal finalidade do game, que é promover processos de aprendizagem por meio do diálogo e da diversão”, comentou Charles André, coordenador de Humanização e Inovação do Núcleo da SEE/CZS.

Na plataforma, os alunos têm acesso a aventuras complexas a serem jogadas em equipe; minijogos, que duram cerca de 15 minutos e têm enigmas inspirados no Enem; wikigames, em que ele deve completar verbetes relacionados ao que vem aprendendo; e até jogos de realidade alternativa, conhecidos por ARGs, em que os desafios misturam tarefas presenciais e virtuais. No fim do ano, as equipes com melhor desempenho participam da final da olimpíada, com direito a premiações virtuais e reais (tablets) e viagem para o grupo vencedor.

A ferramenta funciona também como uma rede social gamificada. Como cada aluno tem seu avatar, ele consegue interagir com alunos e professores de todo o estado, para trocar experiências e até "provocar rivalidades positivas". Em dado momento, se um dos membros da equipe erra algum desafio, o jogo fica travado para todos os membros por um período em que ninguém pode jogar e somar pontos. A cultura da conversa e do diálogo é uma das formas de aprendizado que se reforça com a OJE.

Os depoimentos de professores e gestores das escolas participantes no ano passado mostram que o envolvimento dos alunos do Ensino Médio na olimpíada, tem trazido efeitos positivos claros: aumento da frequência na biblioteca, do engajamento dos estudantes e aproximação entre alunos e professores e no número de horas que o laboratório de informática fica aberto.

A ex-aluna da escola Dom Henrique Ruth, da equipe vencedora do ano passado, Andressa Vale, expressou a satisfação de participar da OJE, “a Olimpíada de jogos digitais é mais uma ferramenta inovadora que nos auxilia a criar estratégias de estudo para o aprimoramento do conhecimento. Foi muito bom participar”, salientou a aluna do 2º ano, que passou no Enem e foi emancipada para a Universidade.

ESCOLA DOM HENRIQUE RUTH






ESCOLA CRAVEIRO COSTA



ESCOLA FLODOARDO CABRAL





terça-feira, 14 de maio de 2013

Educação também se faz na cozinha!!!!

Terça-feira, 14 de maio - 11h45min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).





Uma equipe do SESI, por meio de educação alimentar esteve reunida na manhã desta terça-feira, 14, com as coordenadoras dos programas PEEM e do PORONGA, para convidar os alunos das escolas à participarem das incrições do Programa Cozinha Brasil, que será realizado no  Mirante do Cais, na laje da loja Gazin.

O Cozinha Brasil ensina a população a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdicios, introduzindo um cardapio farto em variedade, quantidade e rico em nutrientes essenciais à saúde humana, com economia e sabor.

O curso é totalmente gratuito, com direito a um livro de receitas, com cem sugestões de cardápios variados e diploma. As inscrições acontecem desde o dia 13 a 16 de maio, antes do horário do curso (8h às 12 e das 1h ás 18h). Os interessados com idade de quartoze anos ou mais terão que comparecer munidos de documentação RG e CPF (maiores de idade) ou Certidão de Nascimento (quartoze anos).

Quem ainda não conhece, tem a chance de saborear um pouquinho desse trabalho do SESI e seus parceiros. Vá participar!!!!!