Quarta-feira 27 de março – 10h00min
Rubiluci
Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
São os recursos pedagógicos que contribuem para democratizar informações. |
Com
um olhar voltado para as carências do ensino no campo, buscando garantir um
ensino adequado, que leve em conta as necessidades específicas dos jovens e das
crianças que vivem nas áreas de difícil acesso, as equipes do Ensino Rural,
Escola Ativa e Asas da Florestania, ofereceram durante três dias, desta semana
formação continuada aos professores contratados para trabalharem nas escolas da
zona rural de Cruzeiro do Sul.
"A Educação no
campo precisa valorizar ainda mais a realidade de quem vive e trabalha nas
áreas mais distantes, fortalecer o vínculo do professor com a escola e oferecer
mais vagas para crianças e jovens da zona rural", afirma Ivone Gomes,
servidora do Setor do Ensino Rural do Núcleo da SEE/CZS.
O objetivo da
formação foi apresentar e estudar o Referencial Curricular /2013 e realizar o
planejamento mensal com os professores, além de outras orientações necessárias
referentes à Educação do Campo.
Na zona rural é muito
comum as escolas serem multísseriadas, sob a orientação de um único professor
ministrando aulas de 1° ao 5° ano do ensino fundamental, e que desenvolvem seus
estudos de acordo com planos semanais. As estatísticas mostram que existem
aproximadamente 4.078 escolas desse modelo em todo o país, a maior parte nas
regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Para
a formadora, Socorro Braga existe quatro aspectos principais a serem levados em
consideração na formação dos educadores da zona rural, “nas formações
precisamos discutir sobre a adequação aos diferentes níveis e modalidades de ensino;
as características de cada fase do desenvolvimento dos alunos, buscarmos
metodologias entre teorias/práticas e socializar a formação e as experiências
anteriores”, mencionou.
Um
dos papéis da formação continuada para professores é buscar características
apropriadas aos estágios fundamentais ao desenvolvimento humano. São os
recursos pedagógicos que contribuem para democratizar informações, expandir a
educação nos lugares mais distantes e a formação/capacitação de professores no
interior do município.