quarta-feira, 27 de março de 2013

Professores rurais da rede estadual de ensino recebem capacitação.



Quarta-feira 27 de março – 10h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
São os recursos pedagógicos que contribuem para democratizar informações.
Com um olhar voltado para as carências do ensino no campo, buscando garantir um ensino adequado, que leve em conta as necessidades específicas dos jovens e das crianças que vivem nas áreas de difícil acesso, as equipes do Ensino Rural, Escola Ativa e Asas da Florestania, ofereceram durante três dias, desta semana formação continuada aos professores contratados para trabalharem nas escolas da zona rural de Cruzeiro do Sul.

"A Educação no campo precisa valorizar ainda mais a realidade de quem vive e trabalha nas áreas mais distantes, fortalecer o vínculo do professor com a escola e oferecer mais vagas para crianças e jovens da zona rural", afirma Ivone Gomes, servidora do Setor do Ensino Rural do Núcleo da SEE/CZS.

O objetivo da formação foi apresentar e estudar o Referencial Curricular /2013 e realizar o planejamento mensal com os professores, além de outras orientações necessárias referentes à Educação do Campo.

Na zona rural é muito comum as escolas serem multísseriadas, sob a orientação de um único professor ministrando aulas de 1° ao 5° ano do ensino fundamental, e que desenvolvem seus estudos de acordo com planos semanais. As estatísticas mostram que existem aproximadamente 4.078 escolas desse modelo em todo o país, a maior parte nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para a formadora, Socorro Braga existe quatro aspectos principais a serem levados em consideração na formação dos educadores da zona rural, “nas formações precisamos discutir sobre a adequação aos diferentes níveis e modalidades de ensino; as características de cada fase do desenvolvimento dos alunos, buscarmos metodologias entre teorias/práticas e socializar a formação e as experiências anteriores”, mencionou.

Um dos papéis da formação continuada para professores é buscar características apropriadas aos estágios fundamentais ao desenvolvimento humano. São os recursos pedagógicos que contribuem para democratizar informações, expandir a educação nos lugares mais distantes e a formação/capacitação de professores no interior do município.












sexta-feira, 15 de março de 2013

Alegria e emoção marcaram a comemoração ao “Dia Internacional da Mulher” no Núcleo da SEE.



Sexta-feira, 15 de março – 18h00min.
Rubiluci Almeida (setor de Comunicação e Eventos do NSEE/CZS).

Durante toda semana atividades diversificadas abrilhantarm o Dia da Mulher.
Mundialmente comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado pelo Núcleo da SEE/CZS na segunda-feira, (11), prosseguindo durante toda a semana com uma programação bem variada.



Zelando pela satisfação das trabalhadoras, pela qualidade de vida e interação no ambiente profissional, o setor de Humanização e Inovação organizou uma programação, em que as servidoras puderam desfrutar da fé com um louvor, homenagens, apresentação cultural, palestras, sessão de filme, momento saúde e atividade esportiva nesta sexta-feira.


O encontro começou com uma leitura entre os organizadores, sobre a História do Dia, o papel social da mulher no mundo moderno, no ambiente de trabalho e no desenvolvimento da família. “Todos nós que fazemos educação temos orgulho de ser colega de vocês mulheres, não somente pelo valor institucional que cada um tem para o bom desempenho do órgão, mas, também, pelo papel que desempenham como mães, esposas, filhas, donas de casa”, comentou o coordenador do setor de Humanização e Eventos,Charles André.



Uma das grandes atrações da semana foi a palestra com o coordenador da 1ª CIRETRAN/CZS, com o coordenador Valdecir Dantas, que desmistificou o ditado “Mulher no trânsito é perigo constante”, onde trouxe dados que mostraram que de mil acidentes de trânsito ocorridos em Cruzeiro do Sul, apenas 141 foram provocados por mulheres, sem vítimas fatais.



A servidora Engrácia Camely falou da importância da comemoração e das palestras que ocorreram durante a semana. “É com grande alegria que participamos desse encontro. As palestras nos ajudam a adquirir conhecimentos, contribuindo para o crescimento pessoal e social”, declarou.


A comemoração contou com a parceria da pastora Jamile Mariano, Delegacia da Mulher, CIRETRAN/CZS, Centro de referência da Mulher no Juruá, prof° de Educação Física Carlinhos e a profª. de dança do Estúdio de dança e Academia Ritmos, Vanderléia Ferreira.


À todas as mulheres do Núcleo da SEE, após a programação preparada especialmente para elas, foi servido um Chá da Tarde. Uma outra forma encontrada para homenageá-las e agradecê-las pela contribuição que todas têm dado a educação cruzeirense.



Pastora Jamile Mariano ministrando o momento de oração
Servidoras do Núcleo em seu momento de Fé.
A homenagem a servidora Ozalina Ana
Uma interpretação da poesia "Essencialmente Mulher"


A servidora Fran louvando a Deus
A funcionária do NAPI, Fátima abrilhantando com sua voz
Cristovão, nosso músico homenageando as mulheres
A palestra da delegada da mulher, Carla e da coordenadora do Centro de Referencia da Mulher, Rosalina
O abraço de representatividade da Campanha contra a Violência Doméstica.
Servidora Zilmar verificação seu Peso
A funcionária Antônia aferindo sua pressão
Valdecir Dantas, chefe da CIRETRAN/CZS palestrando sobre a mulher no trânsito
Dona Engrácia dando seu depoimento sobre o DIA da Mulher para a imprensa

Preparando para malhar
Professora Vanderléia alongando as alunas
Suando, Suando para ficarem em forma








quarta-feira, 13 de março de 2013

Secretário Estadual de Educação e Esporte visita Cruzeiro do Sul.


Segunda-feira, 11 de março – 13h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
Secretario Daniel Zen, gestores e Líderes do SINTEAC.
O Secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen esteve nesta segunda-feira (11), reunido no auditório do Núcleo da SEE/CZS, com gestores das escolas estaduais, SINTEAC e líderes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), para esclarecer alguns dos motivos que contribuem para o atraso do ano letivo em Cruzeiro do Sul.

Daniel explicou que o Estado juntamente com a Secretária procurou fazer um concurso num formato legal e de credibilidade, contratando uma empresa reconhecida nacionalmente, mas que no momento das convocações pecou em não convocar todos os classificados, divulgando apenas o número de candidatos para as vagas divulgadas no edital, o que ocasionou atraso nas lotações para as escolas. 

Outro problema refere-se ao alto índice de desistência dos candidatos aprovados no concurso temporário, pois muitos optaram por outras oportunidades. A coincidência de outros concursos nos municípios pode explicar o alto índice de desistência. Das quatro convocações que saíram no Diário Oficial, setenta pessoas deixaram de comparecer para lotação, “novas convocações estão sendo feitas e  acredita-se que esta semana o quadro já esteja estabilizado”, falou Daniel.

Na reunião foi anunciada a realização de um concurso público efetivo ainda para este ano, com a abertura de vagas para professores e pessoal de apoio da área administrativa, “mesmo com o concurso, os contratos provisório não deixaram de existir, pois a cada ano há um número significativo de servidores que pedem Licença Prêmio, Licença Maternidade e Laudos médicos, e precisam ser substituídos temporariamente”, explicou o Secretário.

No encontro, Daniel aproveitou para esclarecer as dificuldades do ano de 2012, devido os cortes e diminuição dos recursos federais para o Estado, dificultando os trâmites para as reformas das escolas, que só iniciaram em fevereiro deste ano. Aproveitou também, para entregar a Ordem de Serviço para a ampliação de duas salas de aula na escola rural Olavo Bilac.

gestores e representantes da UMES
Valdenísio presidente do SINTEAC

Secretario Daniel Zen com a imprensa local
Zen e o gestor da escola Olavo Bilac, Vagnor
Secretario Daniel, gestor Vagnor e Coordenador do NSEE, Zequinha Lima

Daniel visitando a escola Braz de Aguiar que está em reforma