quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Escolas Cruzeirenses reiniciam suas atividades.



Quinta-feira, 28 de fevereiro – 16h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
 


As aulas da rede estadual de ensino recomeçaram nesta quinta-feira, (28), com término previsto para 20 de dezembro, conforme calendário escolar divulgado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Os 22 mil alunos, das 81 escolas da rede pública estadual terão pela frente 200 dias letivos e garantidos às 800 horas de aulas dadas. 

Algumas escolas não iniciarão o ano letivo, devido o processo de lotação de seus professores, que estará acontecendo ao longo da semana. As escolas Braz de Aguiar, Hugo Carneiro e João Kubitschek, também prorrogarão suas aulas, devido as reformas de infraestrutura. O ano letivo dessas instituições está previsto para iniciar na segunda quinzena de maio.

“Estamos em processo de lotação dos professores aprovados no concurso, a previsão é que até o final da semana os problemas sejam resolvidos, e os novos professores provisórios sejam encaminhados para suas respectivas escolas”, informou Zequinha Lima, coordenador do Núcleo da SEE/CZS. Quanto às escolas que passam por reformas acrescentou ainda, que as intervenções não prejudicarão os alunos, “As reformas já estavam programadas desde o ano passado e o planejamento do calendário escolar cumprirá os 200 dias letivos.

Prováveis mudanças no horário do Ensino Médio farão com que as escolas se adéquem a alteração do horário de início das aulas para os alunos dessa categoria. A proposta discutida em Brasília, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), propõe novas opções de trabalho que ajudam a elevar o alcance escolar e a reforma no Ensino Médio nacional.

Para o Secretário da SEE, Daniel Zen, a nova proposta tem como principais metas a formação integral e o foco nas competências de desenvolvimento social. “Esperamos que, se bem sucedida, esta medida tenha a compreensão de todos, pois estamos aumentando a carga escolar para alcançar o rendimento escolar que acreditamos ser possível para nosso Estado”, explicou Zen.