quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Projeto Poronga forma 228 alunos em Cruzeiro do Sul.


Quarta-feira,09 de janeiro – 22h045min.
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
O Projeto Poronga realizou na noite de quarta-feira (09), no Teatro dos Náuas,  a formatura de 228 alunos que foram prestigiados por professores, diretores, supervisores pedagógicos, representantes do núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, Coordenadores do Projeto Poronga, além de várias autoridades locais.

O Poronga é um Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem do 6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental, para alunos em distorção idade/ano, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte em parceria com a Fundação Roberto Marinho tem uma proposta de inclusão social, de fortalecimento da auto-estima, representando uma tentativa de oportunizar aos alunos um ensino de qualidade, preocupado não só com a correção de fluxo, mas com a valorização do ser humano, condição essencial para o êxito no processo de escolarização.

Em 2012, em Cruzeiro do Sul, o programa atendeu doze turmas, em nove telessalas de 2ª etapa e 11 meses. Aproximadamente dois mil alunos do Poronga de todo o estado do Acre concluíram o Ensino Fundamental com êxito.

A aluna Antônia Vanessa Rodrigues Pimentel, de 16 anos ingressou no Projeto Poronga por ficar reprovada em duas matérias, aos sete anos de idade, e em seu depoimento relatou: “Hoje, concluo com alegria e muita satisfação meu ensino fundamental, prosseguirei em busca do meu maior sonho que é me formar na área da educação para assim, poder ensinar algo que já aprendi. Aprendi que educar é uma grande troca, ensina-se e aprende-se. É com saudades que deixo o Projeto Poronga”, finalizou.

O programa que objetiva proporcionar a construção do saber, favorece o desenvolvimento da criatividade, criticidade e formação integral do cidadão autônomo, consciente e comprometido, capaz de exercer sua cidadania de forma produtiva como sujeito histórico no processo de evolução da vida humana e da sociedade.

Para Ivanilce Bessa, representante do Poronga da Secretária Estadual de Educação e Esporte em Rio Branco comentou, "o fim da distorção idade/série contribui para a elevação do Índice de Desenvolvimento Escolar no Estado acreano, somando ao sucesso educacional que buscamos alcançar a cada ano”, relatou.

O projeto expandiu seu atendimento no ano de 2008 em dez municípios do Estado: Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Bujari e Plácido de Castro, além de atuar em Rio Branco há 11 anos.