quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CAPES realiza vistoria no Cedup - Polo UAB de Cruzeiro do Sul.


Quinta-feira 27 de setembro – 13h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
O Polo da Universidade Aberta do Brasil de Cruzeiro do Sul está entre os melhores Polos de Ensino a Distância do Brasil segundo avaliação da CAPES/MEC.
A avaliação designada pela DED/CAPES (Diretoria de Educação a Distância/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior),foi realizada na manhã desta quinta feira (27), pelo avaliador, Marcio Negrão Hildebrand, que visitou, realizou vistorias e conferiu documentações no Cedup - Polo Regional da UAB, no município.

O objetivo é monitorar as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e tecnológicos para receber ofertas de cursos superiores à distancia por Instituições Públicas de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério de Educação.

No mês de maio, o Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) recebeu a visita de representante da DED/CAPES, para o monitoramento. Na ocasião, o Polo de Cruzeiro do Sul foi classificado como “Apto com Pendências” para oferta de cursos á distância pelo Sistema UAB, devido a necessidade de adequações na infraestrutura física e tecnológica.

Segundo o consultor Marcelo Negrão esse é um trabalho de revistoria, “é perceptível os esforços que estão sendo feitos pelo mantenedor do polo oferecendo mais identidade, mais conforto aos alunos e acesso aos melhores ambientes  acadêmicos”, salientou.

Em um período de quatro meses o Governo do Estado do Acre, em parceria com a Secretária de Educação realizaram as adequações necessárias na infraestrutura física (instalação da placa da UAB, confeccionada de acordo com o Manual de Aplicação Visual da referida universidade) e tecnológica (conexão de internet com velocidade de 5MB, além dos 2MB do link do MEC), tudo de acordo com as recomendações da Diretoria da CAPES.

Para Elenilda Maia, coordenadora do Cedup no município, a visita de monitoramento da CAPES é positiva, “A avaliação contribui para a melhoria das condições do Polo, uma vez que, vem a comprovar que os recursos que são fomentados para a educação à distância no Polo de Cruzeiro do Sul estão sendo empregados, com vistas para melhor receber os alunos do Vale do Juruá. O governo do Estado, juntamente com a Secretária de Educação vem, dentro de seus limites, atendendo os compromissos exigidos pelo Ministério da Educação”, concluiu.

Ao final do monitoramento o conceito AA (APTO) atribuiu ao Polo de Cruzeiro do Sul adequação da infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos do Polo, bem como a existência de toda a documentação necessária. O polo está liberado pela DED/CAPES para a articulação de cursos que não requeiram instalações específicas e para cursos que precisem de instalações e equipamentos pedagógicos, caso o polo disponha de tais instalações e equipamentos.

Isto significa que o mantenedor do Polo Regional de Cruzeiro do Sul vem realizando um excelente trabalho em prol do Polo, garantindo e disponibilizando toda a estrutura solicitada pela DED/CAPES/MEC, e os colaboradores (coordenadora, tutores presenciais, estagiários, secretário, auxiliares de biblioteca, funcionários de apoio e demais colaboradores) vêm desempenhando muito bem as suas funções.

O Polo Regional da UAB começou a funcionar em maio de 2007 e hoje oferece quatro cursos de graduação e três cursos de pós-graduação, todos gratuitos, em parceria com a UnB, UFOP, UFF, UFAM e UFAC.




















terça-feira, 25 de setembro de 2012

NAPI promove III Seminário Estadual de Educação Especial.

Segunda-feira, 24 de setembro – 12h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
O Seminário proporcionará um novo olhar para a educação inclusiva
Durante toda a semana (24 a 28 de setembro), o Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (NAPI), realiza o III Seminário Estadual de Educação Especial do Vale do Juruá. Com o tema “Um novo olhar; Novas oportunidades”, profissionais ligados à questão abordam assuntos importantes relacionados à inclusão.

“Participar de um encontro como esse cria um espaço de diálogo e reflexão para troca de informações e experiências sobre a educação inclusiva”, salientou Geane Leite, coordenadora de ensino do Núcleo da SEE.

O Seminário objetiva discutir os avanços e desafios da educação inclusiva, para a admissão das pessoas com necessidades especiais nas instituições escolares e sociedade como um todo. Está sendo realizado em um momento oportuno, em que persistem posicionamentos antagônicos em todo o país sobre legislação, teoria e prática da Educação Especial.

Para a coordenadora do NAPI, Darcy Nicácio, Cruzeiro do Sul está evoluindo na questão da Educação Especial. Porém mesmo diante de avanços, ressalta que ainda há grandes caminhos a serem percorridos. “Esse encontro busca apresentar para a sociedade melhorias no processo da inclusão em nossa cidade, mas também, visa debater o que deve ser feito para aperfeiçoar, mesmo que num processo gradual, a acessibilidade às pessoas com necessidades especiais”, comentou.

“Trabalhar na educação e ter sensibilidade. A legislação que hoje ampara esse segmento estabelece que nenhuma instituição educacional pode recusar pessoas com necessidades educacionais especiais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar currículo, métodos, recursos e organização específica para atender esse segmento. Com isso, a Educação Especial deve ser tratada como transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, salientou Sernízia Araújo, diretora da Escola São José.
  
A aluna Maria Antônia, mesmo com a deficiência visual, fez questão de participar do Seminário lendo sua poesia em braile, “Participar é um sonho sendo realizado, pois nunca pensei que iria aprender a ler e escrever, o braile abriu para mim novos caminhos”, disse a aluna.

O encontro pretende ainda, sensibilizar as autoridades para um novo olhar a inclusão, no intuito de proporcionar novas oportunidades para a viabilização de aquisição de transporte escolar acessível, maior número de sala de recursos multifuncionais, contratação de cuidadores, reforma das unidades escolares e infraestrutura social acessível aos portadores de deficiência.

Desenvolver recursos de acessibilidade seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras causadas pela deficiência e inserir nós portadores de deficiência nos ambientes ricos a aprendizagem, proporcionados pela interação e cultura”, ponderou Rita de Cássia, aluna cadeirante do 9° ano, do Colégio Cristão Cruzeiro.

O evento conta com um ciclo de palestras, atrações artísticas apresentadas por alunos com necessidades especiais e seus formadores, além de mini cursos: Baixa Visão e Cegueira, Altas Habilidades, Educar na Diferença e Libras, realizados nos dias 25, 26 e 27, pela manhã e tarde, no prédio do NAPI. O encerramento acontecerá no dia 28 de setembro, no desfile em comemoração ao aniversário da cidade. 
Alunos surdos interpretando o hino acreano.
Parte da equipe que faz a diferença na educação inclusiva
Mesa composta por professores e coordenadores da área do ensino
Comunidade em geral marcando presença para os mini-cursos
Professores do NAPI interpretando o hino de Cruzeiro do Sul
Aluna Rita de Cássia relatando suas difuculdades
Aluna Maria Antônia lendo sua poesia em braille
Rita e eu

 Materiais confeccionados para trabalhar com portadores de deficiência

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Alunos são premiados pelo bom desempenho escolar.



Sexta-feira, 21 de setembro - 12h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE) .

Premiação para os melhores alunos com a média padrão da escola Braz de Aguiar
A Equipe gestora e de professores da escola Comandante Braz de Aguiar realizaram nesta sexta-feira (21), a solenidade alusiva ao bom desempenho escolar do terceiro bimestre, aos alunos que apresentaram melhor participação e atuação na escola.
Com entregas de certificados, medalhas e prêmios, o objetivo da ação é valorizar e estimular os alunos a buscarem  um bom desempenho escolar, obtendo, um melhor aprendizado, resultando em notas na média padrão ou acima dela. 

“Fazemos um trabalho que prioriza o planejamento dos professores, acompanhado pelas coordenadoras pedagógicas, para que haja a comunicação e a interação entre o que os professores e a escola objetivam para os alunos. A participação dos pais também contribui muito, para mostrar que eles conseguem, tem potencial e que podem sim se destacar, melhorando nossos índices interno e externo nas avaliações”, salientou Rosimar Almeida, gestora da escola Braz de Aguiar.

Para Maria Rosilene Gomes (Rosinha) coordenadora pedagógica da escola, essas atividades valorizam o esforço dos alunos, estimulando-os para o acréscimo na média de qualidade, “No primeiro bimestre o número de “Alunos Bom Desempenho” era de cinquenta e sete, no segundo bimestre subiu para cento e sete, agora no terceiro temos cento e treze alunos com a média padrão ou acima dela, isso é maravilhoso pois nossa meta é alcançar mais da metade da escola com boas notas”, finalizou. 

Um exemplo de como o aprendizado pode acontecer diante de qualquer dificuldade, é do aluno Suleiman Souza, que se destacou por sua persistência e perseverança, emocionando a todos ao receber o certificado, “Esse momento é a valorização do esforço que fiz para superar minhas dificuldades ao longo dos bimestres passados”, disse o aluno.

A melhoria do nível escolar da Braz de Aguiar pode ser observada quando é feita a comparação com a avaliação anterior do Ideb realizada em 2009, quando a escola atingiu a pontuação de 3.4, melhorando seu desempenho escolar em 2011, atingindo a pontuação de 4.1, “Isso reflete o compromisso e respeito do trabalho em conjunto da equipe gestora, professores e pais para reverter a situação e promover a verdadeira e desejada qualificação educacional”, comentou a diretora.

Na oportunidade foram homenageadas com medalhas, as alunas com melhores notas nos simulados de Língua Portuguesa (Brenda Matos) e Matemática (Mara Gabriela), a destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa, na categoria memorias (Jocileide Souza) e a grande ênfase foi a aluna com melhores notas nos dois turnos (Marjane).
Alunos prestigiando o colegas
Coordenadora Rosinha parabenizando os alunos
 Alguns dos Alunos Bom Desempenho







Aluno Suleiman emocionado









Aluna Mara Gabriela, melhor nota no simulado de matemática
Gestora Rosimar e a Aluna Marjane, melhor desempenho da escola
Jocileide Souza, aluno do texto memorias selecionado na OLP
Professora Elizabeth com a aluna Brenda Matos, melhor nota no simulado de LP

Equipe responsável pelo sucesso da escola