quinta-feira, 28 de junho de 2012

Concurso Escola, Roteiro e Cinema premia escolas com viagem para Espanha.


Quinta-feira-feira, 28 de junho – 10h35min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
Escola Antonio de Barros Freire, vencedora do concurso "Escola, Roteiro e Cinema"
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), promoveu o Concurso “Escola, Roteiro e Cinema – o lugar onde vivo”, em escolas públicas participantes do Programa Mais Educação.

O Programa da Escola Professor Antônio de Barros Freire ficou entre os cinco roteiros vencedores, alcançando 1° lugar, com a estória da “Lenda da cobra grande”, produzido pelas alunas Ivi Sibele Rocha de Barros e co-autoria de Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva, estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

“Ainda não acredito que fomos vencedores, pois é muito difícil ouvirmos o nome do Acre em ações tão importantes. Agora temos que nós preocupar com a organização do curta para fazermos ainda mais bonito”, salientou Ivi Sibele, aluna responsável pela obra escrita.

Os cinco roteiros vencedores serão produzidos pela TV Escola (Ministério da Educação) como curta metragem e apresentados e exibidos pelos alunos responsáveis vencedores de cada estado no Congresso de Línguas do Ibero-América, a realizar-se na cidade de Salamanca, na Espanha, em setembro deste ano.

Para a professora Fátima Sena, coordenadora do Programa Mais Educação na escola, o resultado surpreendeu a todos, “Quando a correspondência chegou a nossa escola, convidando os alunos do Mais Educação a participarem do concurso, decidi nos escrever, mas o tempo não era nosso aliado, tivemos apenas um dia e meio para escrever, montar o roteiro e enviar. Ao enviar esqueci da sinopse, não havia nem um lugar para encaixá-la, enviei assim mesmo, ficando descrente do bom resultado”, comentou a coordenadora.  

O Concurso consistiu na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.

O Programa Mais Educação, fomenta atividades organizadas em macrocampos, cada um dos quais agregando atividades específicas. No macrocampo “Comunicação e Uso de Mídias”, voltado para a criação de “ecossistemas comunicativos” e o uso adequado das tecnologias da informação, insere atividades específicas de introdução à leitura crítica do produto audiovisual e de instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais e de busca de espaços de visibilidade para as produções locais.

Assim, o Concurso “Escola, Roteiro e Cinema” foi de encontro do Programa ao contribuir para a criação de pequenos documentários e curtas metragens, envolvendo os estudantes em pesquisas, na produção e no fortalecimento da escrita e levando-os, portanto, a refletirem e recriarem suas vidas em movimento, por meio da capacitação técnica e estética e de aprendizagens significativas.
 
Equipe da escola e do Núcleo da Secretária Estadual de Educação e Esporte em CZS
Aluna Ivi Sibele, responsável pelo roteiro
Alegria estampada no rosto das alunas autoras do roteiro
Orgulhosas pelo resultado positivo do trabalho produzido
Nara Lima gestora da escola, juntamente com as alunas e a coordenadora de ensino Eliana



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Escola Rural Santa Luzia desenvolve projeto de Leitura e Escrita sobre a Amazônia..

Sábado, 23de Junho - 12h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos da NSEE).

O livro faz alunos viajarem no mundo imaginário da leitura
Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, a escola Santa Luzia, localizada na comunidade rural Sacado da Alemanha, localidade conhecida popularmente por Canela fina desenvolveu desde o mês de março, culminando no dia 23 de junho, o Projeto de leitura e escrita, com o tema “Desbravando o Universo Amazônico”.

O projeto voltado para a Amazônia procurou  promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma. Oferecendo aos alunos oportunidade de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.

O trabalho desenvolvido inicialmente foi à escolha dos livros pelos alunos, o qual os acompanharia durante todo o bimestre. Posteriormente, trabalharam a sua divulgação em um painel criado para este fim. E assim, seguiram com leituras reflexivas sobre o livro em momentos oportunos, em rodas de leitura na sala de aula ou multimeios, como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço, além, da elaboração de frases traduzindo a mensagem do livro escolhido.

A culminância contou com a participação da banda do 61 Bis, apresentações de vários trabalhos desenvolvidos pelos alunos, atividades culturais e uma oficina para os alunos, equipe escolar e pais, com o pessoal do Centro de Inclusão (NAPI). A finalidade foi o de levar o conhecimento útil e prático, e seu único mérito o de colocar o aluno em contato direto com a leitura e a produção de textos, tornando a assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável.

Para o aluno Atailson Lima, o projeto ampliou o conhecimento, “Esse projeto auxiliou para que pudéssemos conhecer mais livros, estimulando a leitura, pois antes não gostávamos de ler, com isso ampliamos o nosso vocabulário, introduzindo novas palavras antes desconhecidas, mudando nossos pensamentos, atitudes e comportamentos, referentes ao ensino e ao meio em que vivemos”, ressaltou.

“O resultado foi bastante positivo, porque percebemos o interesse dos alunos em participar de forma dinâmica, interessados em trabalhar, ler e produzir textos bem estruturados sobre a Amazônia e a comunidade em que eles vivem, então foi uma aprendizagem bastante significativa para a vida desses alunos. Foi um projeto que contribui para que os alunos pudessem aprender melhor”, comentou Solange Lima, gestora da escola.  

A banda do 61 Bis encantando
Alunos prestigiando o momento
Tocando o hino acreano
Alunos a posto para a execução
Momento do Hino Nacional
A finalização da apresentação com a música "Amigos"
O coordenador apresentando o projeto a comunidade
As meninas do NAPI iniciando a oficina
Explicando a função do NAPI
O mural de entrevistas e pesquisas

O espaço representando a Amazônia
Variedade de plantas
Espaço representando a agricultura local
Réplica de uma casa de farinha
Demonstração de como vivia um seringueiro
Os instrumentos de trabalho
Como dormiam
Exposição dos trabalhos desenvolvidos
O cantinho destinado a leitura
Formadoras do NAPI no cantinho da leitura
O lugar dos brinquedos
O espaço destinado aos materiais pedagógicos
Trilha da matemática
Mais materiais pedagógicos

Exposição dos cartazes
Sala dos jogos de matemática
Alguns dos jogos de matemática
Mural de conscientização dos animais em extinção
Professora de Ingês, Ingrid cantando em inglês com os alunos a música do grupo Qeen

Alunos cantando a música "Índio"
Sala dos livros líterários
O cantinho para os alunos degustarem o livro
Mural com as fontes e recursos de energia
Memórias locais
Alunos atentos para as apresentações
Poesia borboletas
Lembranças do Projeto
Leitura de poesia produzida pelos alunos



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Oficina de Alfabetização e Letramento é oferecida para professores do Campo.


Sexta-feira, 22 de Junho – 18h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
Ambiente preparado para simular um espaço na sala para estimular a leitura.
Praticidade e Dinamismo na Aprendizagem foi o tema da oficina que aconteceu durante toda a sexta-feira (22), no auditório do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte de Cruzeiro do Sul, com a equipe dos Anos Iniciais do Campo.

O objetivo é o de possibilitar os Coordenadores e Professores da zona rural uma reflexão sobre o processo de alfabetização e do Letramento, articulando – os com uma prática eficiente para o avanço da hipótese de escrita e leitura de seus alunos.

O auditório do núcleo foi organizado com ambientes como se fossem salas de leituras com diversos portadores textuais interessantes aos olhos da criança, possibilitando a todos um ambiente saudável e produtivo para o afeto na relação ensino e aprendizagem.

“A preparação do Ambiente já nos mostrou que a oficina é de grande valia, ampliando nossa prática em sala de aula, principalmente quando se trata de alunos dos anos iniciais, que é uma preocupação de todas as escolas estarem alfabetizando essas crianças. Então, foi bastante proveitosa, no sentido de ampliar cada vez mais os conhecimentos para a escrita e leitura de nossos alunos”, salientou Silvania Almeida, professora da Escola Rural Nazaré Santiago.

Para as formadoras Alice, Eudete e Socorro Braga, trabalhar com oficinas, potencializa os conhecimentos dos coordenadores das Unidades Escolares, unificando teoria e prátrica de forma prazerosa e eficaz.

O espaço do alfabeto
Galeria de textos para trabalhar com os alunos
O espaço da lembrancinhas
Jogos para trabalhar os textos lidos
Quadro numérico

Ambiente espaço e tempo
Jogos
Cantinho da leitura
Varal Didático

Preparar o espaço para o aluno se sentir a vontade
Material que faz parte da lembrancinha

Livros que encantam o aluno
Produzir imagens das historias a serem contadas
Professores da zona rural recebendo capacitação
O momento das apresentações
Leituras dos textos de orientação
Coordenadora de ensino Geane participando
Socorro Braga, formadora da oficina
Geane fazendo o discurso de motivação
Momento das atividades
























Ao final, o bom lanche