terça-feira, 29 de maio de 2012

Escolas Rurais recebem computadores.


Sexta-feira, 28 de maio – 10h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
 
Kit tecnológico entregue as escolas rurais.

Vinte e uma Escolas Rurais da rede estadual de Cruzeiro do Sul receberam computadores que compõe o Kit tecnológico do Convênio BIRD – ICB 001. O ato de entrega aconteceu na manhã de segunda-feira (28), no auditório do Núcleo da SEE, objetivando atender as necessidades burocráticas do dia a dia das escolas.
 
O kit é composto de um computador, uma impressora e um nobreak, com finalidade inicial de facilitar o trabalho na produção de documentos, provas e exercícios das escolas rurais que ainda não possuem internet, as que já possuem, modernizam seu equipamento.

Posteriormente, esses computadores atenderão as escolas com o SIGE (Sistema de Gestão Escolar), desenvolvido para possibilitar a interação on-line entre todas as escolas e com a Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo principal de colher todos os dados utilizados pela Secretaria de Educação, em tempo hábil, com baixos custos, transparência, segurança, visando privilegiar uma base de dados única, fiel, que reflitam de fato a realidade de nossas escolas.

Para o gestor Albercir Brito da Silva, da escola Joaquim Nogueira, localizada no rio Liberdade, o equipamento facilita o trabalho escolar, “Para nossos servidores e alunos é o primeiro contato com essa ferramenta. Apesar de não termos internet, o Kit irá nos ajudar no trabalho pedagógico, como a preparação de provas e exercícios, na gestão acelera o processo de produção de documentos e declarações que poderão ser feitos na própria escola e para os alunos é importante ter o contato e viver esse processo de familiarização com a tecnologia.”, comentou o gestor.

“É um material que irá auxiliar o trabalho escolar, principalmente na secretária”, comentou o coordenador estadual de educação em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, que aproveitou o momento para apresentar a equipe de gestão urbana Iria Bandeira e o de zona rural Altaniro Almeida, “Devido às demandas de trabalhos, nós criamos neste ano de 2012, mais uma coordenação aqui no núcleo, a de gestão (urbana e rural). Na gestão rural teremos no comando o Altaniro, que tem uma boa experiência na área de gestão e fará esse trabalho de acompanhamento juntamente com vocês da zona rural.”, concluiu.

Gestores a espera da entrega dos kits

Aproveitando para o preenchimento do senso 2012

Momento da solenidade

Diretor Jaime e Alberci

Momento das apresentações dos coordenadores de gestão

Os vinte e um kits a serem entregues

Gestor Alberci e Coordenador Zequinha no momento da entrega

Gestores conferindo os equipamentos

Assinatura para controle das entregas




.

 
 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

NAPI encerra curso de Altas Habillidade/Superdotação.


Sexta-feira, 18 de maio – 12h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

Os cursistas tiveram a oportunidade de conhecer essa área da inclusão AH/SD, que lida com a eficiência.
A SEE em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico a Inclusão (NAPI), encerrou nesta sexta-feira (18), o curso de AH/SD, Altas Habilidade/Superdotação, que aconteceu entre os dias 07 a 18 de maio, nos turnos matutino e noturno, no prédio do próprio centro de inclusão

O referido curso, cujo tema é “A outra face da Inclusão” contou com a participação de sessenta cursistas, entre eles, professores de sala de recursos e sala comum, estudantes universitários e comunidade geral.

O objetivo é fazer com que as escolas e a sociedade conheçam um pouco do processo histórico da Educação Inclusiva Especial de Altas Habilidades/Superdotação, suas características, desmistificar alguns conceitos equivocados relacionados a essa eficiência, divulgar dentro das instituições e formar profissionais para atuarem no mercado de trabalho.

Os cursistas tiveram a oportunidade de conhecer essa área da inclusão AH/SD, que lida com a eficiência, além de compreender as características dessa população e como trabalhar atividades enriquecedoras dentro das escolas de Cruzeiro do Sul.

“O curso somou significativamente para o crescimento profissional de todos os envolvidos, facilitando as práticas educacionais e, dessa maneira contribuindo para o processo de inclusão dos alunos superdotados”, salientou a coordenadora do NAPI, Darcy Martins Nicácio.

Para acadêmica de biologia em licenciatura, Maria Izeti Mesquita de Almeida o que a motivou fazer o curso foi a exigência do mercado de trabalho por profissionais qualificados, “Nosso curso nos prepara para atuarmos em sala de aula e, o mercado de trabalho busca pessoas que tenham capacidades de desenvolverem trabalhos cada vez melhores, no ambiente escolar com esses alunos. A inclusão existe, então devemos estar aptos a desempenhar um bom trabalho com as deficiências e eficiências de nossos alunos”, comentou a acadêmica.

“Temos como saldo positivo o fato de acreditarmos que o curso foi de grande valia para todos que participaram, professores, acadêmicos, por ser um tema novo em Cruzeiro do Sul. Nossa Equipe foi formada em 2011, e de lá pra cá estamos expandindo nosso trabalho na tentativa de ajudar esses alunos que tem Altas Habilidades/Superdotação que estão nas salas de aula de nosso município”, salientou MonalisaVeiga, uma das formadoras do curso.

Início das atividades
Acadêmicas participantes do curso
Izeti Mesquita, acadêmica de biologia
Atenciosas na apresentação
Depois do desfile a foto

Atentos as paródias
Futuras cantoras

Orgulho dos formadores

Levam jeito para compositoras

Mais um grupo de cantoras e compositoras

Acadêmica de História, Ieda Araújo, com seu certificado
Mais uma etapa vencida para essa turma
A recompensa esperada
Momento de alegria
Formadores e formandos reunidos
Formadores: Monalisa, Jonas, Lazinete e Meyrecler
Uma das melhores horas ... a do lanche.


Estudantes Cruzeirenses Marcham Contra Violência Sexual Infanto Juvenil.


Sexta-feira, 18 de maio – 12h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
Estudantes da rede Estadual e Municipal juntos na Campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Neste dia 18 de maio é comemorado em todo o Brasil Dia nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e para comemorar esta data foram realizados em Cruzeiro do Sul – Acre diversas atividades, que foram concluídas com um grande ato público na Praça do Centro Cultural para chamar atenção da juventude e da sociedade para um assunto tão sério e de interesse de todos.

A campanha este ano teve como tema: “Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes Dá Pena”. E contou com a organização dos seguintes órgãos: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria Assistência social, Conselhos de direitos, Conselho tutelar, Escolas municipais e Estaduais e teve apoio da Prefeitura municipal.

O coordenador do CREAS, professor Leônidas, comentou sobre a campanha que marca o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, “Pelo quarto ano consecutivo realizamos essa grande e bela mobilização. É preciso conscientizar a sociedade que esse abuso dá pena de 8 a 15 anos de cadeia. Apesar dos registros de abusos, podemos afirmar que nos últimos anos houve uma diminuição do número de casos, fruto das campanhas realizadas”, afirmou.

O coordenador destacou o concurso de redação que escolheu e premiou quatro alunos do ensino médio e fundamental com o tema Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes Dá Pena.
A delegada Carla Ivane, da Delegacia da Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente, que está em Cruzeiro do Sul apenas há um mês, enfatizou a importância do trabalho conjunto entre a sociedade e as autoridades civis, “Estamos presentes para mostrar à sociedade que a Polícia Civil também está empenhada em combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. Muitas situações de violência ainda não chegam ao conhecimento das autoridades e este movimento preventivo conscientiza a todos e também as crianças que não precisam ficar sofrendo e tem que denunciar os agressores”, ressaltou.

A representante do Conselho Tutelar destacou que o combate ao abuso às crianças e adolescentes tem que ser feito todos os dias, convocando os adolescentes para serem os representantes do Conselho e não se calarem quando souberem que um delito deste está acontecendo.

O coordenador do núcleo da Secretaria Estadual de Educação, Zequinha Lima, disse que existe uma orientação para os educadores no sentido de tentar identificar possíveis vítimas de abusos ou exploração sexual e tomar os encaminhamentos necessários, junto à família e as instituições competentes.

"Na atualidade esse tema é um requisito básico a ser trabalhado nas escolas, chamando a atenção das nossas crianças para esses abusos, caso aconteçam em seus próprios lares ou em suas escolas. O nosso papel como educador, formador de opiniões é conscientizar, levar informação para nossos alunos, levando-os a uma ação de denunciar, caso isso aconteça com eles ou com alguém que conheçam, para que os agressores possam ser punidos", ressaltou Keila Mara Lima, professora de Língua Portuguesa e Inclusão da escola Tancredo de Almeida Neves.

Para Thaísa Nascimento Birimba, aluna da escola Dom Henrique Ruth, esse é um momento de interação social, " Esse tipo de ação serve para entre outros fatores desenvolver o nosso ser mais humano, ter a capacidade de associar os crimes. conscientizando os adolescentes que entram nesse meio, sem perceberem a atrocidade de tal ação.", comentou.

Durante a solenidade foram homenageados alunos vencedores do concurso que escolheu a melhor redação sobre o Dia Mundial da Luta Contra o Abuso de Crianças e Adolescentes.


Ponto do encontro na Avenida Mâncio Lima
Início da marcha na luta contra o abuso sexual infanto juvenil

Estudantes da rede pública estadual e municipal

Rocinete, Iria e Zequinha Lima, parceiros da campanha
 
Coordenador do CREAS, Leônidas puxando a marcha

Todos juntos combatendo a violência

                          Músicos do 61 Bis





                  Chegada ao Centro Cultural


Momento de reflexão ao tema abordado
Todos ansiosos pelos nomes dos vencedores das redações


Cartaz de repúdio ao abuso sexual

Mensagem a ser seguida
A coordenadora do Conselho Tutelar fez o seu apelo
Representante do Ministério Público fazendo a defesa as crianças e adolescentes

Delegada da Delegacia da Mulher prestando esclerecimento

 Camisa da Campanha





















Coordenador Estadual de Educação de Cruzeiro do Sul visita escolas da zona rural.

 
Quarta-feira, 16 de maio – 18h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).


O coordenador de Educação, Zequinha Lima , realizou na última quinta-feira, 16, visitou as escolas localizadas em áreas afastadas.
A Secretária de Estado de Educação e Esporte, através do coordenador do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, realizou na última quarta-feira, 16, visita as escolas localizadas em áreas afastadas, para discutir metas e novas parcerias para o avanço contínuo na educação da zona rural.


Em busca da melhoraria e cada vez mais da qualidade do ensino nas comunidades isoladas de educação, Zequinha Lima comenta sobre as visitas, “O objetivo maior é promover maior interação com as comunidades escolares rurais e conhecer as práticas educacionais desenvolvidas pelas instituições”, salientou Zequinha.

Na oportunidade, o coordenador apresentou aos gestores, o coordenador de Gestão Rural, Altaniro Almeida e a assessora de Comunicação e Eventos, Rubiluci Almeida compondo o quadro de funcionários do Núcleo de Educação. “Estamos aqui para somar, para conhecermos os problemas que assolam o ambiente escolar, buscando alternativas e soluções para saná-los, além de aprimorar o que está dando certo”, disse Altaniro, coordenador de Gestão Rural.

As primeiras unidades visitadas foram as escolas do Ramal 2, José de Alencar e a Escola Sebastiana Silene, ambas com estrutura bem conservadas, funcionando nos turnos matutino e Vespertino, com o Programa Escola Ativa (1° ao 5° ano) e a modalidade Asas da Florestania (6° ao 9° ano), num total de cento e seis alunos matriculados.

A professora responsável pela escola José de Alencar, Derbenir Barros de Souza, conta que as dificuldades de se deslocar até o núcleo são grandes, que é de suma importância essas visitas do Coordenador de Educação nas unidades para que não só sejam discutidas as ações, os trabalhos exercidos nas escolas, mas que possam ser visualizados, no intuito de melhora-los, “O acompanhamento as comunidades rurais, contribui para a melhoria da qualidade da educação nas áreas distantes. Ter uma pessoa responsável pela gestão rural contribui positivamente para um trabalho integrado entre escola e Secretária” comentou a professora.

A segunda visita aconteceu nas Escola Estaduais Humberto de Campos, Jader Machado  e  Norberto Assunção, localizadas no Ramal 3, onde também funcionam o Programa Escola Ativa, Asas da Florestania e o Mais Educação atuando a partir deste ano. Foi visitada as instalação do novo prédio da Escola Norberto Campos, construída com recursos do Proacre, avaliado em R$ 1,32 milhão, cuja inauguração é planejada ainda para 2012. De acordo com a diretora da escola, Dernise de Souza, os alunos aguardam ansiosos pela inauguração. “Esperamos que os ajustes finais terminem o mais rápido possível para usufruirmos do novo espaço físico”.


As visitas constantes em escolas urbanas e rurais é uma política do governo do Estado do Acre, juntamente com a Secretária de Educação e Esporte, para se inteirarem dos problemas e das boas práticas das instituições, reafirmando a importância dos estudos e de sempre buscar uma excelente educação aos estudantes.


Escola José de Alencar (Ramal 2)
Olhares para a visita
Professora dedicando -se ao oficio de educar
Pose para a foto
O lugar mais requisitado no intervalo
Escola Sebastiana Silene (Ramal 2)
Chegamos na hora boa, o intervalo
Verificando os equipamentos no laboratório de informártica
Reunião com a equipe da escola
Escola Humberto Campos (Ramal 3)
Uma melhor visualização
Reunião na sala da direção
Equipamentos de informática
Orgulhosos com com as lembrancinhas produzidas para as mães
A garra da professora
Rubiluci e Gardenia, professora de inclusão
As dificuldades sendo expostas
Escola Jader Machado (Ramal 3)
A biblioteca da escola
O cantinho que dá Asas a imaginação
A Sala de Aula
Alunos da modalidade Asas da Florestania
A sala de informática
O espaço da preparação da comidinha gostosa
Novas instalações da escola Norberto Assunção (Ramal 3)
Alunos na biblioteca viajando no mundo dos livros
Recepção da diretora
Atentos a lição do dia
Salas amplas
O desabafo

"Meu lanchinho, meu lanchinho vou comer..."

As informações finais